Como entrar em contato por e-mail para pedir parceria.



Como entrar em contato por e-mail para pedir parceria.

Como entrar em contato por e-mail para pedir parceria? Fiz esta postagem a pedido de uma leitora do blog Tanamoda, acho esse assunto realmente muito importante, pois se não soubermos apresentar as vantagens de anunciar em nosso blog, dificilmente conseguiremos fechar uma parceria.

Vamos falar sobre a hora certa de procurar parcerias, como saber quais lojas fazem parcerias e número de seguidores que devemos ter. Também darei dicas do que escrever no e-mail ao entrar em contato com as lojas e as principais informações que devem ir no seu Mídia Kit.

Esse post é voltado para blogs, mas também pode ser útil a quem é influencer e trabalha apenas com as redes sociais.

Como conseguir Parcerias para o meu Blog?


Em que momento procurar parceria:

Depois de ter cuidado do seu blog e conteúdo como expliquei na postagem anterior LEIA AQUI. Você deve esperar ter um número considerável de postagens e seguidores antes de procurar uma parceria. Cada empresa tem sua exigência a respeito do número de seguidores. O importante é que todas as redes sociais somadas (aquelas em que você divulga seu blog) tenham um número bom no total.

Como saber quais lojas fazem parcerias: 

Para saber quais lojas fazem parcerias com blogueiras, basta você prestar atenção nos blogs que visita. Clique nos banners e também nos links das postagens que as blogueiras fazem.

Quando acessar as lojas online, a área de contato, na maioria das vezes fica no rodapé dos sites. Alguns até já possuem uma área dedicada as parcerias com blogueiras (normalmente as empresas que trabalham por permuta). As lojas que mais oferecem parceria na área de moda são lojas da China. Então não tenha medo de usar o Google Tradutor!

Você também pode fazer uma garimpagem no Google, ou aproveitar e acessar a nossa lista com mais de 50 lojas que fazem parceria!

Número de seguidores para conseguir parcerias:

Não existe uma regra, como mencionei anteriormente, isso pode variar de loja para loja. Para explicar de forma mais clara, irei mostrar o exemplo de exigência de uma loja de moda. Confira abaixo.

Você é um blogueiro de moda? 
Você quer roupas absolutamente de graça? Então, não hesite em enviar-nos um e-mail sobre si mesmo. Você pode começar ganhando roupas livres que valem US $ 40 a US $ 200 a cada mês!

Política Blogger Moda

Requisitos: Seu blog deve ter mais de 1.000 seguidores (via Bloglovin ou Google Friends). Você precisa ter pelo menos 5.000 seguidores em uma de suas contas de redes sociais.

Então, isso significa que os 1.000 seguidores podem ser no Blogger (antigo Google Friends) ou Bloglovin. Também vale se todos esses juntos somarem 1.000. Se não tiver tudo isso de seguidores, você deve ter ao menos 5.000 em alguma outra rede social, ou pode mostrar a eles que tem 5.000 em suas redes sociais somadas.

E-mail Pedido de Parceria:


O que escrever e incluir no e-mail de pedido de parceria:

Não adianta entrar em contato apenas dizendo que quer parceria e já ir colocando o link de seu blog. Você deve dizer porque gostaria de uma parceria e por qual motivo seria bom para a loja ser parceira do seu blog. Você pode escrever sobre isso, ou utilizar um Mídia Kit. Vamos falar um pouquinho sobre mídia kits depois, primeiro quero mostrar como escrever ao entrar em contato por e-mail com as lojas:

Olá!
Meu nome é Fulana de Tal, sou blogueira de moda e gosto muito da sua loja. Adoraria ter postagens sobre suas roupas incríveis em meu blog. Link do seu blog
Sou criativa, tenho boa escrita e boa fotografia. Todos meus seguidores somados resultam em 15k. Link das redes sociais 
Confira meu Mídia Kit: (anexar imagem no email) 
*Se não tiver mídia kit coloque assim:
Você pode conferir meu trabalho visitando o blog: Link Aqui
...
Obrigada pela atenção!

 

*Não esqueça que se a loja for internacional, você deve traduzir o texto do seu email no Google Tradutor e enviar a versão em inglês. Caso contrário, seu e-mail pode não ser lido e você estará perdendo uma oportunidade.

Que estatísticas colocar no seu Mídia Kit


Escreva uma breve apresentação sobre o seu blog e sobre você, e coloque apenas as principais informações no seu Mídia Kit. Não é interessante colocar redes sociais em que você tem apenas 50 seguidores e não posta conteúdo relacionado ao blog.

As estatísticas referentes ao blog devem ser verdadeiras e coletadas através do seu Google Analytics. O Analytics é a fonte mais confiável para isso, além de ser mais solicitada pelas empresas.

As estatísticas do Blogger costumam mostrar visitas de bots (visitas que não são reais), já o Google Analytics, não mostra esses resultados inválidos. Para evitar essas visitas falsas, não divulgue seu blog em sites suspeitos, que costumam te prometer muitas visitas magicamente.

Algumas informações importantes são: Visitas únicas mensais do blog, taxa de rejeição, quantidade de seguidores, percentual de engajamento de suas redes sociais, etc.

Também é interessante colocar algumas empresas que já fizeram parceria com o seu blog/rede social.


Ter um Mídia Kit é importante?


Sinceramente, em 9 anos como blogueira, apesar de o conteúdo do meu blog de moda ser 90% PubliPost, eu nunca utilizei Mídia Kit. Eu consegui minhas primeiras parcerias por permuta através de um e-mail simples como o que disponibilizei aqui. Depois disso, as lojas começaram a me contatar sem eu precisar procurá-las.

Se você é uma blogueira iniciante, não terá informações suficientes para valorizar seu Mídia Kit e ele pode acabar causando efeito reverso. Por outro lado, se você for uma blogueira experiente, o seu próprio blog será o seu "cartão de visitas".

Algumas pessoas não têm o que colocar e enchem o mídia kit com conteúdos desnecessários, para convencer as lojas que uma parceria seria algo bom. Porém, isso pode ficar chato ou fazer você parecer ansiosa e insegura sobre o seu potencial.

Apenas é interessante ter um mídia kit, se você tem ótimas estatísticas para colocar nele. Isso será um diferencial em seu e-mail e pode ajudar bastante. Mesmo assim, as lojas avaliam mais o seu conteúdo e engajamento das redes sociais, já que estatísticas podem ser fakes.


Mais Importante Que o Mídia Kit


Ter uma página para contato em destaque no seu blog, com um e-mail específico para parcerias, é muito mais importante que um Mídia Kit. Todos os trabalhos de publi que fiz e faço com o meu blog de moda, são de lojas que entraram em contato através desse e-mail que possuo em uma página do blog, junto a um formulário.

Parece óbvio, mas por incrível que pareça, muitas influencers não disponibilizam e-mail de trabalho em seus blogs ou redes sociais. Eu sei disso, pois já procurei influencers para parcerias, e algumas muito boas, até com canal grande no Youtube, não possuíam e-mail disponível. Mal sabem elas o quanto de dinheiro e oportunidades estão perdendo.

Ah, e é claro, lembre de verificar e responder seu e-mail diariamente. Não esqueça de conferir também a "Caixa de Spam" ou "Lixo Eletrônico", boa parte das solicitações de parceria acabam indo pra lá.


Conclusão

Se eu fosse você, não me preocuparia tanto em procurar muitas parcerias, mas sim em como mantê-las. Pois se o seu blog for bom, você só precisa focar no conteúdo e divulgação, que as parcerias irão vir automaticamente.

De nada adianta fechar parceria com várias lojas de roupas, sem se preocupar com o crescimento do seu blog. Pois a empresa irá avaliar o desempenho dessa parceria, e dependendo do resultado, podem acabar não renovando. Além disso, você também pode acabar perdendo a oportunidade de ser recomendada a outras lojas pela agência que lhe contratou.

Estude marketing digital! Leia nossos posts sobre como ter um blog de qualidade, faça tudo com muito amor, sem buscar atalhos, que o resultado aparecerá.




Gostou? Acompanhe o blog nas redes sociais: PINTEREST | FACEBOOK | INSTAGRAM


Compartilhe essa Postagem:



Postar um comentário